Retrato a Sépia

Isabel Allende



Retrato a Sépia fecha uma espécie de trilogia que atravessa 200 anos da história do Chile e as memórias pessoais da autora, iniciada com A Casa dos Espíritos e continuada com Filha da Fortuna, fazendo como que uma ponte entre estes dois, já que a acção se desenrola entre 1860 e 1910.
Aurora nasceu em São Francisco, Califórnia, em finais do século XIX. Aí viveu e cresceu confortavelmente com a avó, Paulina del Valle, até que, por volta dos trinta anos, decidiu partir à procura do seu passado. E muitas vezes são as fotografias, que ela tanto amava, que a ajudam a descobrir a realidade. Com a história do Chile como pano de fundo, a narrativa avança, feita de paixões e ódios, traições e mortes, viagens, descobertas. As mulheres lutam pelos direitos que não querem dar-lhes, os amores muitas vezes são contrariados, os homens acabam numa imagem difusa, uma lembrança.



"Diz que cada livro seu é uma história que cresce dentro dela como um filho, nasce com o seu esforço e dedicação, e depois deixa de lhe pertencer. Retrato a Sépia é mais um anunciado best-seller de Isabel Allende, o último elo da trilogia com que atravessa duzentos anos de história do Chile." 
Público, suplemento "Mil Folhas"

Sem comentários:

Enviar um comentário