1984

George Orwell



O escritor britânico George Orwell (1903-1950) escreveu duas brilhantes sátiras ao totalitarismo, que se viriam a tornar clássicos da literatura. Animal Farm - O Triunfo dos Porcos (1945), uma fábula animal moderna em que atacava o totalitarismo estalinista, a da célebre frase « Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros», que desde então se tornou amplamente citada; e 1984, publicado um ano antes da sua morte, uma "utopia negativa", visão de uma sociedade futura com um estado totalitário e burocrático, que espia de forma abusadora todo e qualquer movimento dos cidadãos. «Big Brother is watching you». Como Deus, o Grande Irmão é omnipresente e vê-nos onde quer que estejamos, sejam momentos públicos ou íntimos.
Winston Smith, o herói do romance, é funcionário do Ministério da Verdade, onde se dedica a "corrigir" os factos históricos ao sabor das conveniências do Partido. Porque «Quem controla o passado, controla o futuro: e quem controla o presente, controla o passado», como diz o slogan partidário. Mas Winston Smith corre um grave risco, porque a sua memória ainda funciona. E ele sabe que a imagem do Estado e do Partido são uma ficção, que os cidadãos são controlados através da mentira. E a Polícia do Pensamento, que quase consegue ler a mente dos indivíduos, sabe que ele sabe. E ainda por cima Winston apaixona-se por Júlia, um amor que é proibido. Entra então para uma organização que se chama a Irmandade, para combater o Partido. Como conseguirão iludir as câmaras, os "olhos" do Grande Irmão?

1 comentário:

  1. Grande livro! Apesar de ainda não o ter acabado, estou a adorar! Tendo em conta a data em que foi escrito, dá para perceber que o autor já pensava muito à frente do seu tempo, e escrevia sobre temas que ainda (sobretudo) hoje são actuais!

    ResponderEliminar