Doze Contos Peregrinos

Gabriel García Márquez


















Doze Contos Peregrinos percorreu uma longa trajectória.
Escritas, 118 perdidas e reescritas, as histórias do projecto inicial acabaram por se reduzir a doze.
Histórias de solidão, amor, poder e morte, que Gabriel García Márquez soube criar com mão de mestre. 


Doze Contos Peregrinos é uma reunião de contos escritos por Gabriel García Márquez (Gabo) ao longo de 18 anos. 18 anos em que essas histórias foram escritas, reescritas, melhoradas, adaptadas e outras não tiveram a mesma “sorte” e foram descartadas pelo autor. De todas, ficaram os 12 contos que compõem este livro fantástico.
É composto pelos contos: A Santa; O Avião da Bela Adormecida; Boa viagem Senhor Presidente; Me alugo para Sonhar; Só vim telefonar; Assombrações de Agosto; Maria dos Prazeres; 17 Ingleses Envenenados, Tramontana; O Verão Feliz da Senhora Forbes; A Luz é como Água; e O Rastro do Teu Sangue na Neve. 
São contos que têm em comum as histórias de latino-americanos que vivem na Europa e que o autor descreve as suas aventuras e desventuras vividas nos ambientes frios e hostis de diferentes países da Europa. Para contar essas histórias Gabo faz uso de seu tão conhecido e elogiado “realismo mágico” e presenteia-nos com descrições incríveis dos ambientes, do carácter das personagens, das situações por eles vividas, dos cheiros, etc. São narrativas realmente envolventes, que não se parecem contos por passar a impressão de que são histórias maiores. Mas não, os contos que poderiam ter 250 páginas, cabem em 25, sem dano algum à narrativa e sem cansar o leitor. E isso acontece, em parte, pelo “realismo mágico” muito bem utilizado por ele neste livro e pelas narrativas de tom jornalístico. 
É, sem dúvida um dos melhores livros deste autor tão fantástico quanto seu realismo. Juntamente com Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos de Cólera – considerados suas obras-primas – é um livro que deve ser lido e relido. Sempre!

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/248112-doze-contos-peregrinos/

2 comentários:

  1. Pronto, já está tudo estragado! Quer dizer, estou eu deliciado com "O Amor em Tempos de Cólera" e tu já a provocar com outro dele! :P
    Mas só para que saibas, antes deste vou ler o "Cem anos de Solidão"

    ResponderEliminar
  2. Eu já li esse! Mas acho que vou ler de novo... :)

    ResponderEliminar