Esfera do Caos (Novidades)


Título: A Vida Repercutida: Uma leitura da poesia
de Gastão Cruz
Autor: Luis Maffei, Pedro Eiras 
Colecção LUSO-GRAPHIAS/PHONIAS / 4
240 pp
PVP: 16,90 euros 


20 PEQUENOS ENSAIOS sobre poemas de Gastão Cruz.
Uma entrevista com 11 PERGUNTAS a Gastão Cruz.Uma antologia com 31 POEMAS de Gastão Cruz.







Este livro nasce de leituras, ou uma só leitura. Ano após ano, de um lado e outro do Atlântico, lemos e relemos a poesia densa, intensa, de Gastão Cruz. Até surgir esta tentação: a de ler por escrito, responder, em jeito de ensaio, aproximação.Vinte livros – de A Morte Percutiva a Escarpas –, vinte experiências de leitura.Antes e depois, a palavra ao poeta: Gastão assina o texto, ou autobiografia, que abre o livro, e responde a uma entrevista, para a qual convidámos onze finas vozes, a alargar a rede de cumplicidades. Terminamos com uma antologia: escolhemos, de vinte livros de Gastão Cruz, trinta e um poemas.Luis MaffeiPedro Eiras

SOBRE OS AUTORES 
Luis Maffei é Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Como poeta, seu último volume é Pulsatilla, de 2011. Telefunken (2009) está editado em Portugal pela Deriva. É coautor de Contos Da Colina – 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz. Coordena, para a editora Oficina Raquel, a série PORTUGAL, 0, dedicada à novíssima poesia portuguesa. Organizou, entre outros livros, Poetas que interessam mais – leituras da poesia portuguesa pós-Pessoa (Azougue), com Ida Alves.
Pedro Eiras é Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2005, publicou oito livros de ensaios e de crónicas sobre literatura, sendo os mais recentes Um Certo Pudor Tardio e Os Ícones de Andrei. Com Esquecer Fausto, ganhou o Prémio Pen Clube Português de Ensaio em 2005. Desenvolve pesquisa sobre literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, estudos inter-artes, questões de ética. É também autor de obras de ficção e teatro, editadas e encenadas em diversos países.

 

Título: Contos do Nosso Tempo
Autor: Miguel Almeida
Colecção ESFERA CONTEMPORÂNEA / 37
384 pp
PVP: 19,90 euros 


 Em traços livres e desassombrados, esta colectânea alimenta-se da matriz que nos deixaram os Grandes Mestres do Conto: o fulgor narrativo e a essencialidade da linguagem.







“O conto é uma forma literária encantadora”, disse Trindade Coelho, acrescentando: “E o maior assunto, ou o mais complexo, cabe no conto, pela mesma razão que nas proporções delicadas de uma miniatura pode caber, desafogado, um grande quadro.”Nesta obra, cada autor, cada história, cada conjunto de histórias, assumiu o risco da sua própria liberdade criativa, assim como o desejo de escrever pelo puro prazer de escrever e a vontade de partilhar.

EMOÇÕES INTENSAS E DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, EM PEQUENAS HISTÓRIAS PARA ENTRETER E FAZER SONHAR.

 OS AUTORES: Álvaro Gomes • Ana Fonseca da Luz • Ana Maria Domingues • António J. de Oliveira • Carlos Almeida • Carlos Vilela • Catarina Coelho • Cecília Vilas Boas • Cristina Correia • Daniela Pereira • Emílio Miranda • Humberto “Jimmy David” Oliveira • João Carlos Silva • João Pedro Duarte • Maria Eugénia Ponte • Maria Helena Almeida Lopes • Miguel Almeida • Nanda Rocha • Rúben De Brito • Sérgio Sá Marques • Vítor Fernandes

SOBRE O COORDENADOR
Miguel Almeida. É autor de Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (Esfera do Caos, 2006), A Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (Esfera do Caos, 2010), O Templo da Glória Literária: Versão Poética (Esfera do Caos, 2010), Ser Como Tu (Esfera do Caos, 2011), Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar (Lua de Marfim, 2011) e O Lugar das Coisas (Esfera do Caos, 2012). Publicou também, desta vez em co-autoria, Já não se fazem Homens como antigamente (Esfera do Caos, 2010) e coordenou a obra Palavras Nossas: Colectânea de Novos Poetas Portugueses (Esfera do Caos, 2011). 
 




Título: O Transplantado e o Fim/gimento
Autor: José Baptista Coelho
Colecção ESFERA CONTEMPORÂNEA / 36
168 pp
PVP: 13,90 euros 


 Uma obra poética atípica que procura eliminar a barreira que persiste entre a poesia e outros géneros literários. Escritos num ritmo próximo da prosa, os poemas desta obra remetem o leitor para a simplicidade dos romances clássicos.





Dirigida simultaneamente aos mais comuns amantes da poesia e aos leitores que se iniciam neste género literário, esta obra oferece uma centena de poemas que demonstram uma extrema necessidade de contemplação e de amor aos sentimentos. Com ela, o autor procura demonstrar que a poesia não é um monstro, como alguns a pintam, mas um género apreciável na mesma medida que qualquer outro, conferindo aos seus poemas um ritmo romancista contemplável por qualquer amante da literatura.Os poemas desta obra são metáforas de amores ao ritmo de relógios de corda com abundâncias de despedida e transplantações de sentimentos. E este autor, poeta, é um fingidor como todos os outros – mas é também, e acima de tudo, humano, e por isso entendível por qualquer mortal.

SOBRE O AUTOR 
José Baptista Coelho. Nasceu em Lisboa, em 1986. Tem dois irmãos e é filho de pais formados em artes. Desde cedo dividiu a sua paixão entre as letras e a ciência. Tendo concluído a licenciatura e mestrado em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é actualmente doutorando e investigador na mesma instituição. Começou a escrever poesia por volta dos 18 anos. Dos poemas rimados para uma corrente mais livre, foi um curto salto. Entusiasta de histórias e de pessoas que as saibam contar, escreve poesia por necessidade de libertação: “É indescritível a sensação que fica depois de acabado um poema – pareço estar à altura de tudo.” Estreia-se na literatura com este livro de poemas que diz não ser mais que o seu próprio crescimento sentimental.josebapcoelho@gmail.com





Título: Solução para a Crise Nacional e Europeia
Autor: Ventura Leite
Colecção IDEIAS / 19
160 pp
PVP: 13,80 euros 

 

Uma proposta de saída para a crise — inovadora e corajosa, mas também realista e bem fundamentada —, que se destina a motivar os cidadãos e a incentivar os decisores políticos.

 




AS CAUSAS DA CRISE E OS CAMINHOS QUE DEVEREMOS PERCORRER SE A QUISERMOS VENCER.

 Neste livro o leitor encontrará informações, análises e propostas que contribuirão para mudar a sua perspectiva acerca da crise e da atitude a tomar face aos desafios que estão já a moldar o nosso futuro colectivo e que são muitas vezes omitidos ou distorcidos por aqueles que não sabem como interpretar a realidade, ou como mobilizar o país nesta encruzilhada histórica.

“Ventura Leite teve o mérito de alertar para o mau caminho da nossa economia e fê-lo há mais de três anos, enquanto deputado do PS, com um discurso sério, ponderado e informado… mas contrário ao ar do tempo. Neste livro analisa as causas nacionais e internacionais da crise e faz propostas ousadas… Esta é uma obra desafiante e polémica, que merece uma leitura muito atenta...” 
Henrique Monteiro, Jornalista

“Nesta obra, que não poderia ser mais oportuna, Ventura Leite apura e aprofunda ainda mais o seu sentido crítico e a sua independência de pensamento. Se em Abril de 2009 teve a coragem de denunciar em pleno Parlamento a desastrosa trajectória da dívida pública irresponsavelmente acumulada pelo Governo do seu partido, em 2012 analisa, sem preconceitos, as raízes da crise da Zona Euro e as tarefas inadiáveis que, em qualquer dos dolorosos cenários possíveis, cabem à iniciativa dos portugueses e das nossas políticas públicas.” 
Viriato Soromenho-Marques, Professor catedrático da Universidade de Lisboa

SOBRE O AUTOR
Ventura Leite. Economista. Exerceu funções de deputado do PS, pelo distrito de Setúbal, entre 2005 e 2009. Enquanto deputado, a sua actividade e postura políticas mereceram diversas referências públicas a propósito de temas como as contrapartidas das aquisições militares, a crise que se pressentia, ou as compras de aviões pela TAP. Por sua iniciativa, e juntamente com outros deputados, apresentou propostas no domínio dos medicamentos genéricos e da utilização da Unidose na prescrição de medicamentos, da valorização da cortiça, ou da resposta à presente crise. Tem-se mantido activo em debates na televisão, sobretudo com presenças no Programa «Negócios da Semana», e através de artigos publicados no jornal Público.






Título: Da origem popular do Poder ao direito de resistência
Autor: Pedro Calafate
Colecção ENSAIOS / 17
288 pp
PVP: 18,90 euros 


 Da origem popular do poder ao direito de resistência.
Doutrinas políticas no século XVII em Portugal







O que disseram os mais importantes pensadores portugueses da filosofia política de Seiscentos acerca da finalidade do poder, da ética da governação e do direito à resistência activa perante a injustiça?

Dedicada às doutrinas políticas portuguesas do século XVII, esta obra confronta o leitor actual com teses muitas vezes surpreendentes e inusitadas sobre a origem democrática ou popular do poder político, a fundamentação ética da política, o direito de resistência activa contra a tirania e a injustiça, e as relações entre a Igreja e o Estado. Os autores analisados são de Seiscentos, mas as suas ideias revelam, por vezes, uma espantosa actualidade neste início do século XXI e muito em particular neste momento de gigantescos desafios que agora vivemos — talvez porque os pensadores que este livro convoca escreveram numa época também ela marcada por enormes desafios: a edificação e conservação do império e a restauração da independência nacional, perdida em 1580.

SOBRE O AUTOR
Pedro Calafate. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre e Doutor em Filosofia pela mesma Universidade. Professor catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e director do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Foi professor convidado nas universidades de Viena, Copenhaga, Autónoma de Madrid e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Filosofia e Cultura em Portugal, com especial incidência no período moderno (séculos XV-XVIII), nomeadamente no estudo do Barroco e do Racionalismo Iluminista do século XVIII. Possui uma vasta bibliografia, destacando-se os seguintes títulos: Portugal como Problema – Séculos XV-XX (4 volumes, 2006); História do Pensamento Filosófico Português, direcção (5 volumes, 7 tomos, 1999-2004); Metamorfoses da Palavra. Estudos sobre o Pensamento Português e Brasileiro (1998); A Ideia de Natureza no século XVIII em Portugal (1994, Prémio Aboim Sande Lemos da Universidade Católica Portuguesa em 1995).

Sem comentários:

Enviar um comentário