Quinta Essência - Calafrio (Opinião)

Sandra Brown



















Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?
Calafrio é um romance intenso, no qual confiar na pessoa errada pode marcar a diferença entre a vida e a morte.


Opinião 
Estamos a chegar ao Natal e nada mais adequado do que ler um livro que tem como pano de fundo uma terrível tempestade de neve com um perigoso assassino à solta. Nada melhor do que ler este livro junto à lareira e com um gato no colo. :)
Este foi o segundo livro que li da autora. E, tal como no primeiro que li, só posso dizer que é surpreendente.
Sandra Brown sabe, definitivamente, como criar livros que aliem magistralmente o suspense e o romance deixando os seus leitores colados às suas páginas.
Diferente de muitos policiais que li, trata-se de um policial muito bem conseguido, em que o assassino não está claramente à vista. A autora consegue mesmo deixar-nos na dúvida até ao último momento. Admito que desconfiei dele logo no início do livro, talvez porque me pareceu mesquinho e mandão, no entanto, não conseguia perceber que motivos teria para assassinar todas aquelas mulheres que, aparentemente, nada tinham em comum. Mas nem isso me deixou menos curiosa, afinal é tão importante saber "o porquê" como "quem".
Todos os pormenores colocados no livro tem como função deixar os seus leitores em suspense, devorando página atrás de página, na ânsia de descobrir que é o enigmático assassino de mulheres de Cleary. No fim, todas as peças acabam por encaixar deixando-nos espantados com a mestria desta autora.
As personagens são fortes, bem construídas e desempenham perfeitamente o papel que lhes cabe. Como um bom policial, vamos conhecendo as personagens aos poucos e é precisa muita atenção aos detalhes.
Este é um livro que aborda bastante as relações humanas e o modo como as pessoas lidam com a perda das pessoas que amam. Seja através do ciúme ou da perda de um ente querido.
Excelente até ao fim, este romance deixa o futuro de algumas personagens em aberto. Cabe aos leitores escreverem na sua imaginação o desenlace das suas histórias.

2 comentários:

  1. Gostei da opinião, mas devias ter mais cuidado com os spoilers. "Mesquinho e mandão" parece-me uma grande dica e já sei que vai influenciar a minha leitura quando eu ler o livro. Só espero que não a estrague. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback C. :)
      Espero que a dica não influencie a sua leitura, até porque não mencionei nem o nome nem mais dados acerca da identidade do assassino. Verá que as características que referi se podem aplicar a mais do que uma personagem do livro o que só aumentará o suspense.
      Espero que goste do livro. Boas leituras. :)

      Eliminar