A Casa das Sete Mulheres

Leticia Wierzchowski




«A Casa das Sete Mulheres é um envolvente romance histórico e de amor no cenário da Revolução Farroupilha de 1835, no Rio Grande do Sul.
O romance mistura magistralmente realidade e ficção, narrando a aventura de sete mulheres da família de Bento Gonçalves, general e chefe da revolução que pretendia a república, a abolição da escravatura e a independência do Rio Grande do Sul, no Brasil da primeira metade do século XIX. No início do conflito, metade do século XIX, Bento Gonçalves enviou a mulher, filhas, irmã, cunhada e sobrinhas para uma fazenda do interior, ao pé do rio Camaquã, a Estância do Brejo. Nesse local de difícil acesso,elas deveriam esperar o fim da guerra. E aí elas ficaram, entre idas e vindas, nascimentos, mortes, paixões e desenganos, cerca de dez anos à espera.
Com uma visão decididamente feminina e em volta de personagens centrais femininas, a autora descreve também cenas de batalha dignas de um livro de acção, em volta de fortes personagens masculinos tão fortes como Bento Gonçalves, Antônio de Souza Netto e Giuseppe Garibaldi.
A estrutura do livro segue os passos da revolução e da guerra: dez anos, dez capítulos, em volta das sete mulheres e da vida dos seus homens, tudo dentro de uma casa, à mercê do pampa sangrento e ameaçador. Ali se desenrola a história de três gerações da mesma família, eternamente confundidas dentro daquele espaço criado pela força das circunstâncias.
Um extraordinário romance épico que, é ao mesmo tempo, uma grande história de amor.»

Sem comentários:

Enviar um comentário