Citações e Pensamentos de Sigmund Freud

Paulo Neves da Silva
(Organização)







«Toda a felicidade está cercada por uma série de limitações e basta começar a pensar nelas para nos sentirmos infelizes.»








Uma compilação de citações e textos, muitos deles inesperados, do pai da psicanálise. Sigmund Freud (1856-1939) abriu a porta de acesso aos segredos mais profundos que a mente humana encerra. Imortalizou-se e permanece vivo entre nós pela denúncia de todos os delírios individuais e colectivos que caracterizam a nossa sociedade e que nos mantêm reféns de um conjunto de instintos básicos e pré-históricos dos quais as civilizações não se conseguem livrar. Esta compilação de citações e textos do pai da psicanálise incide menos na psicologia como ciência e mais nas suas opiniões pessoais sobre o ser humano. Podemos conhecer Freud na sua intimidade, nomeadamente através dos excertos retirados das cartas de amor dirigidas a Martha. 


«Durante muito, muito tempo, critiquei-te e desfiz-te em bocadinhos, e o resultado de tudo isso é que não há nada que eu queira mais que a ti, e exatamente como tu és.»
 in Citações e Pensamentos de Sigmund Freud (Cartas a Martha)

«Eu sabia que seria apenas depois de te teres ido embora que iria perceber a completa extensão da minha felicidade e, alas! o grau da minha perda também. Ainda não a consegui ultrapassar, e se não tivesse à minha frente aquela caixinha pequena com a tua doce fotografia, pensaria que tudo não teria passado de um sonho do qual não quereria acordar.»
in Citações e Pensamentos de Sigmund Freud (Cartas a Martha), organizado por Paulo Neves da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário