Casa das Letras - Outlander - A Libélula Presa no Âmbar (Opinião)

Diana Gabaldon






Uma viagem desde as Highlands escocesas até ao
 luxo e as intrigas da corte francesa 
do século XVIII.
E um amor que transcende as fronteiras do tempo. 








Durante vinte anos Claire Randall manteve o seu segredo. Mas agora, de férias nas majestosas e misteriosas Highlands, Claire planeia revelar à sua filha uma verdade tão impressionante como os acontecimentos que lhe deram origem: o mistério de um antigo círculo de pedras, um amor que transcende os limites do tempo e a verdadeira identidade de James Fraser, um guerreiro escocês cuja valentia levou uma Claire ainda jovem da segurança do seu século de vida para os perigos de um outro tempo.
Mas um legado de sangue e desejo vai testar Brianna, a sua bela filha. A fascinante viagem de Claire vai continuar em Paris, ao lado de Carlos Stuart, na corte intriguista de Luís XV. Jamie tem de ajudar o príncipe a formar alianças que o apoiem na reconquista do trono da Inglaterra. Claire, no entanto, sabe que a rebelião está fadada ao insucesso. A tentativa de devolver o Reino aos católicos resultará num banho de sangue que ficará conhecido como a Batalha de Culloden, e deixará os clãs escoceses em ruínas. No meio das intrigas da corte parisiense, Claire enfrenta novamente um velho rival, tenta impedir o morticínio cruel e salvar a vida do homem que ama.


Opinião
Depois de ter lido o primeiro livro desta série, Outlander - Nas Asas do Tempo, foi-me impossível resistir a este segundo livro.
E posso dizer que, neste caso, quantidade é sinónimo de qualidade. Depois de ler o anterior romance de Diana Gabaldon, sabia que ia devorar estas 1007 páginas mais facilmente que as 200 e poucas páginas de outros livros que outrora li.
 
Outlander - A Libélula presa no Âmbar arrasta-nos para corte francesa do século XVIII e de novo para as Terras Altas da Escócia numa aventura cheia de intrigas e marcada pelo o amor intemporal de Claire e Jamie.
Numa autêntica viagem no tempo, Claire conta-nos as suas aventuras com Jamie na tentativa de travar a fatídica Batalha de Culloden. Uma batalha cujo resultado Claire conhece: a morte de muitos escoceses, sendo que um deles é o homem que ama. Têm então de lutar contra o tempo na tentativa de inverter o destino.
Neste segundo volume da série Outlander, encontramos-se em 1968 e cabe a Claire revelar à sua filha Brianna a verdadeira história sobre o seu pai. É também tempo para a própria Claire enfrentar o passado e descobrir finalmente o que sempre temeu, o verdadeiro destino de Jamie.
Confesso que gostei ainda mais deste livro do que do anterior. A escrita da autora parece ter amadurecido e adaptado um estilo próprio.
Com personagens mais vivas do que no anterior romance, a autora dá-nos a conhecer melhor as várias facetas de cada personagem tornando-os, aos olhos do leitor, mais reais.
Trata-se de um romance rico em descrições, com as belas e luxuriantes paisagens das Highlands, a opulência e falsidade marcantes da corte francesa e povoadas por personagens originais.
Como apreciadora de história e, claro, de romances históricos não posso deixar de salientar a intensa pesquisa histórica realizada pela autora. Os factos históricos foram explicados de forma clara e concisa pela autora, permitindo uma leitura fluída ainda que rica de detalhes que tornam este romance num romance magnífico.
Com notável mestria, Diana Gabaldon termina o livro em suspense deixando a história de amor entre os protagonistas ainda em aberto.
Resta-me esperar (e desesperar) pelos próximos livros desta série para descobrir a continuação da história de amor de Claire e de Jamie e também para conhecer melhor a filha destes, a voluntariosa Brianna.


Críticas de Imprensa

«Mais uma vez Diana Gabaldon retrata com muita mestria as aventuras de Jamie e Claire no século XVIII na Escócia e na França, levando o leitor a viajar num outro tempo com uma soberba investigação histórica e um estilo de escrita inconfundível.»
Kirkus Review
 
«A Libélula Presa no Âmbar é um grande romance épico, repleto de aventuras, factos históricos minuciosamente pesquisados e um romance inesquecível que retrata o amor intemporal entre Claire e Jamie Fraser.»
San Francisco Chronicle

1 comentário:

  1. Pois é,tb eu adorei os dois livros ,mas estou a desesperar porque não há maneira de lançarem o 3º volume! Ao ritmo a que a Casa das Letras tem vindo a lançar estes volumes,e sabendo eu que esta saga tem pelo menos já 7 volumes,talvez lá para os 70 anos de idade,e se lá chegar,eu consiga ler o ultimo...ou então tentar comprar a versão brasileira,que já editou os volumes quase todos´,.Excelente obra de ficção ,história e romance ,que nos prende da 1ª à última página.

    ResponderEliminar