Casa das Letras - Sputnik, Meu Amor (Opinião)

 Haruki Murakami






«Um belo romance, leve como uma pena... Um livro cativante escrito por um dos mais interessantes autores do mundo.»
Sunday Herald









Um jovem professor primário, identificado apenas pela inicial «K», apaixona-se por Sumire, uma jovem aspirante a escritora. Quando esta entabula uma relação amorosa com Miu, uma enigmática mulher de meia-idade que a emprega como secretária, K é relegado para o ingrato papel de confidente. Sumire, porém, estando de férias numa ilha grega com a sua amante, desaparece misteriosamente, e K é chamado para ajudar nas buscas. Um estranho triângulo que oferece uma profunda reflexão sobre a solidão, os sonhos e aspirações do indivíduo e a necessidade de os adaptar à realidade.


Excerto
"Na Primavera dos seus vinte e dois anos, Sumire apaixonou-se pela primeira vez na vida. Foi um amor intenso como um tornado abatendo-se sobre uma planície - capaz de tudo arrasar à sua passagem, atirando com todas as coisas ao ar no seu turbilhão, fazendo-as em pequenos pedaços, esmagando-as por completo. (...) A pessoa por quem Sumire se apaixonou, além de ser casada, tinha mais dezassete anos do que ela. E, devo acrescentar, era uma mulher (...) Foi a partir daqui que tudo começou, e foi a partir daqui que (quase) tudo acabou." 


Opinião
Há muito tempo que tenho este livro, na estante, há espera de uma oportunidade. Não foi por falta de boas opiniões que, ao longo do tempo, fui recebendo de amigos e conhecidos. No entanto, tenho sempre algum receio em ler algo de um novo autor, sobretudo um tão aclamado como Haruki Murakami. Considerado um dos favoritos para o Nobel de Literatura deste ano, a curiosidade venceu e dediquei-me completamente a esta leitura.
Confesso que foi uma agradável surpresa. O autor tem, pelo que me foi permitido perceber, uma escrita única que nos permite cheirar o aroma do mar ou o calor sufocante do verão grego. Idêntica mesmo à descrição que K faz da escrita de Sumire: que esta "possui a força viva da naturalidade".
Para além disso, Sputnik, Meu Amor é uma obra intensa, repleta de simbolismos que nos leva a reflectir e a transpor os dilemas das personagens para as nossas próprias vidas.
K, um misterioso professor primário, está apaixonado pela sua melhor amiga, Sumire, e acalenta a esperança de que esta ainda venha a amá-lo. Sumire é uma jovem empenhada em ser romancista e a sua paixão é completamente dedicada aos livros e à escrita. Até que conhece Miu, uma mulher casada e se apaixona por ela. Mas Miu não está disponível para corresponder a Sumire, ainda que goste muito desta. Os três estão assim unidos pelo triste destino de amar e não serem amados.
O misterioso desaparecimento de Sumire numa remota ilha grega leva K e Miu a reflectirem nas suas próprias vidas.
Enigmático do início ao fim, este livro conduz-nos a uma viagem pelas dúvidas, desejos, sonhos e medos que perseguem as três personagens e deixa-nos com um final cheio de possibilidades, cabendo-nos a nós, leitores, preencher as derradeiras linhas desta história. 

3 comentários:

  1. É de facto um livro "estranho" mas ao mesmo tempo magnético e com um final (em aberto)com um significado que pode variar consoante o leitor.
    Gostei bastante. Foi o único livro de Murakami que li, mas definitivamente, não será o último.

    ResponderEliminar
  2. Já li vários livros dele e é exactamente o que disseste que me prende. Ele escreve de uma maneira tão poética que dá-me a sensação de ver e sentir tudo o que ele descreve. Os livros dele são assim estranhos, mas carregados de significado. O meu preferido dos que já li, Kafka à Beira-mar. Vale a pena leres. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Leonor! :)
      Tenho o Kafka à Beira-Mar aqui na estante à espera de ser lido. A escrita de Murakami é, realmente, viciante e receio que ainda vou ler muitos livros deste autor. ;)

      Eliminar