Manuela Gonzaga dá palestra na Bulhosa sobre a Imperatriz Isabel de Portugal


Título: Imperatriz Isabel de Portugal
Autor: Manuela Gonzaga
Editora: Bertrand
Páginas: 568
PVP: 18,80 euros

 Uma biografia “sublime” sobre uma das mais importantes figuras da história peninsular e europeia

Manuela Gonzaga dá palestra na Bulhosa sobre a Imperatriz Isabel de Portugal
 



A escritora Manuela Gonzaga vai estar na livraria Bulhosa, esta quarta-feira, 28 de novembro, às 18h00, para dar uma palestra sobre a Imperatriz Isabel de Portugal, na sequência da publicação do seu mais recente romance com a chancela da Bertrand, Imperatriz Isabel de Portugal. A sessão visa dar a conhecer esta figura incontornável da história peninsular, considerada pelos cronistas “a mais bela do seu tempo”.

Manuela Gonzaga resgata, na biografia Imperatriz Isabel de Portugal, a memória daquela que foi a filha predileta de D. Manuel I, o Venturoso, esposa de Carlos V, rei de Espanha e imperador do Sacro Império Romano Germânico, mãe de Filipe I (de Espanha) II (de Portugal), avó de D. Sebastião, Isabel de Portugal, compondo assim um “retrato sublime de uma das mulheres mais importantes da história peninsular e da história europeia da primeira metade do século XVI”, segundo as palavras do historiador e escritor João Paulo Oliveira e Costa.

 
Sinopse
 Em 1526, Isabel de Portugal, considerada a mais bela mulher do seu tempo, foi para Castela ao encontro do marido, Carlos V, rei da Hispânia e imperador do Sacro Império Romano Germânico, o soberano mais poderoso de toda a Cristandade. Em Sevilha quando se encontraram, foi paixão à primeira vista… um amor que durou a vida toda dos dois. Filha de D. Manuel I, o Venturoso, rainha e imperatriz pelo casamento, Isabel foi regente de Castela durante as prolongadas ausências do marido, a quem escrevia incansavelmente. Inteligente, sensível, apaixonada, mas de saúde frágil, desempenhou os vários papéis da sua vida - mulher, mãe e soberana - de forma exemplar. A morte, que a colheu ainda jovem, aos 36 de idade, precipitou Isabel de Portugal no esquecimento geral durante séculos. Apenas a lenda guardou o seu registo. E a arte. Um dos seus retratos - verdadeira obra-prima de Ticiano - é das raras referências que todos, ou quase todos, conhecem.


A Autora


Escritora autora de mais de uma dezena de livros – e mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) –, Manuela Gonzaga é investigadora associada ao CHAM (Centro História Além-mar, Universidade Nova de Lisboa). Concebeu e tem vindo a coordenar Oficinas de Escrita, a próxima das quais em colaboração com a Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul (http://www.guilhermecossoul.pt)
 
Natural do Porto viveu em África – Angola e Moçambique –, uma parte da adolescência e da juventude. Durante cerca de 30 anos exerceu o ofício de jornalista. Coordenou e dirigiu algumas publicações. Entre outras, foi chefe de redação da revista Marie Claire, edição portuguesa, e diretora da revista Pais. Tem quatro filhos, uma neta e um neto, e desde o ano 2000 dedica-se à escrita e à investigação a tempo inteiro.


Manuela Gonzaga vai à Bulhosa dar uma palestra sobre a Imperatriz Isabel de Portugal | quarta-feira | 28 de novembro | 18h00 | Campo Grande, 10-B | 217994190

Sem comentários:

Enviar um comentário